domingo, 27 de abril de 2014

Testers e Programadores: podemos ser amigos?

Será verdade que os testers são aquele grupo de gente problemática como os programadores sugerem? É verdade que ninguém gosta de ser criticado, especialmente quando se trata do seu trabalho. Mas o que os testers realmente fazem é garantir a entrega ao cliente de um produto com qualidade. E é por isso que, em alguns momentos, os programadores se sentem ofendidos. Querem saber porquê? A resposta está na natureza e nas responsabilidades desses dois papéis.

Às vezes, surgem bugs graves; e por vezes, ocorre uma invasão de bugs que leva os programadores a sentirem-se irritados com o seu número e por vezes até com a pessoa. Nestes dois papéis falta a compreensão mútua em diversas áreas.

Criar um bom entendimento e relacionamento entre testers e programadores

Amizade e trabalho em equipa são as principais chaves para resolver este problema. Ser amigo de um programador - significa que se pode falar com ele e ele vai compreender o assunto e, portanto, os dois combinam esforços - pode melhorar o trabalho. Ambos devem compreender que quanto melhor e mais coordenado for o seu trabalho, melhor será o resultado alcançado. Os programadores, por seu lado, deve assegurar que o seu trabalho está livre de bugs. No entanto, os testers devem garantir que se existirem erros, estes são comunicados atempadamente e de forma adequada antes da data prevista de conclusão do projecto.

Sendo tester e passando tempo com a equipa faz com que a relação entre todos os membros, incluindo você e programadores, seja mais amigável. Ao trabalhar juntos, podemos encontrar bugs antecipadamente. E é sempre melhor para corrigi-los imediatamente, do que receber reclamações dos clientes. Com a cooperação, ou seja, com a discussão do desenho e das soluções, todos podem beneficiar; por exemplo, os programadores podem ficar a conhecer as várias questões e áreas, de modo a melhorar a qualidade do seu trabalho, e portanto, assimilando na sua mente novas ideias sobre a qualidade do produto a criar.

Os testers acabam sempre por encontrar bugs, mas também podem partilhar algumas tácticas com os programadores sobre como testar o seu trabalho. Podem ajudar os programadores a testar melhor o seu trabalho, antes de o entregar. Note-se que este processo apenas produz frutos quando todos trabalham juntos e partilham o mesmo objectivo final, ou seja, "entregar um produto de elevada qualidade" que esteja de acordo com as necessidades do cliente.

Então, qual é a melhor maneira de tornar as relações entre programadores e testers mais amigáveis?

Aqui estão alguns pensamentos sobre esta questão:
  • Partilhar. Partilhar ideias e estratégias com os programadores. Não deixar isso para os momentos em que surgem os problemas.
  • Ser amigo e ter a mente aberta com programadores para que eles não se sintam magoados. Permitir que eles partilhem qualquer coisa connosco.
  • Manter um estilo positivo de informação/reporte. Tentar ser mais diplomático.
Se tiverem outras ideias, por favor partilhem.

---------------------------------------------------
Traduzido e adaptado de: Testers Vs Developers: How To Make Them Being Friends?



Sem comentários:

Enviar um comentário