segunda-feira, 21 de abril de 2014

Desafios enfrentados em testes manuais

A maioria dos desafios enfrentados em testes manuais surge devido a falhas de julgamento na análise de competências. Os desafios enfrentados são:

1. Pessoas
Sábia seleção dos membros da equipa
O maior desafio ao selecionar uma equipa para um determinado trabalho é selecionar as pessoas certas para o mesmo, pois é um fator muito importante para averiguar se será efetivamente atingido o sucesso ou não. 

Solução: Todos os testers selecionados devem ser qualificados para executarem o seu trabalho. Testers não qualificados podem tornar complexa uma tarefa simples o que pode atrasar o processo. Poderão também utilizar métodos que provocam falhas graves em testes tornando-os inapropriados. Testes manuais exigem pessoas qualificadas na área, sendo os principais requisitos a resolução de problemas, excelente capacidade de análise e comunicação.

Conhecimento do negócio
Outro grande desafio que enfrentamos é o de saber tudo sobre o processo que estamos a realizar. Esta é a única razão pela qual o conhecimento de negócio tem vindo a ganhar poder sobre competências e conhecimentos técnicos.

Solução: Um dos principais fatores que enfrentamos em testes é desenhar as condições de teste corretas. Isto requer muita análise de requisitos e também um excelente nível de conhecimento de negócio. É um conceito importante para ter uma ideia real do produto, como ele funciona, o que aumenta as capacidades de teste. Temos que, pelo menos, ganhar o conhecimento básico de negócio antes de testar um produto. Isso ajudará a investigar as principais falhas lógicas, se realmente existirem. Conhecimento de negócio é importante para compreender o máximo de conceitos possíveis.

2. Processos
Cada tester tem os seus próprios métodos e casos de teste que podem ser ligeiramente diferentes dos processos definidos pela empresa. Por isso, é importante ter informações completas sobre os processos estabelecidos pela empresa e segui-los de forma a não dar origem a testes incompletos.

Problema da atualização de requisitos
Um dos maiores desafios em testes manuais é que os requisitos do software sofrem várias atualizações devido a várias razões. O verdadeiro obstáculo reside em abordar estas razões com sucesso.

Solução: A principal razão pela qual os requisitos do software continuam a mudar ao longo do tempo é devido ao surgimento de muitos erros e bugs que tornam difícil continuar o processo de teste. Então, nesses casos, são utilizados testes de regressão para testar qualquer nova falha ou surgimento de eventuais falhas previamente resolvidas.

Selecionar os casos de teste relevantes e priorizá-los
Depois de passar pela fase de escrita dos casos de teste tendemos a relaxar por pensar que estamos no caminho certo. No entanto precisamos recordar que, mesmo depois de escrever os casos de teste corretamente, erros podem ser cometidos ao selecionar ou priorizar os mesmos. Portanto, este processo também é igualmente crítico para o sucesso de testes de software.

----------------------
Traduzido e adaptado de "Challenges of Manual Testing" por Tiago Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário