domingo, 13 de abril de 2014

Tem calma! És um tester...

Por Eric Jacobson.

Muitos testers optaram por tornar o seu trabalho stressante, assumindo mais responsabilidades do que deviam, ocultando as suas competências com as competências de outros membros das suas equipas. Optar por tornar o seu trabalho menos stressante não só irá ajudá-lo a apreciar os testes, mas também irá permitir que você se concentre em testes, e melhorar a sua posição como líder de testes. Aqui estão algumas coisas que eu aprendi ao longo dos anos...
  • Quando as pessoas me perguntam "Será que conseguimos uma Certificação de QA para colocar isto em produção? " lembro-lhes que a escolha do momento do lançamento do produto é uma decisão de negócios; mas posso dizer-lhes muito do que eles precisam saber (por exemplo, como é que funciona actualmente sob certas condições, o que erros existem) para os ajudar a tomar essa decisão.
  • Quando ouço os utilizadores queixarem-se que o produto não trabalha para eles devido à forma como foi concebido, sinto empatia com eles... depois lembro-me que eu nunca digo aos analistas/programadores como devem construir o produto ou o que deve fazer.
  • Quando sou confrontado com coisas tecnicamente assustadoras para testar, volto-me para a minha equipa. Só tenho que fazer um olhar estúpido para a primeira pessoa com que falo, porque quando eu começar a falar com a segunda pessoa, pelo menos já aprendi com a primeira. À medida que vou partilhando as minhas ideias sobre testes, eles gradualmente mudam de básico para sofisticado. Rapidamente percebo que toda a gente na minha equipa está tão baralhada como eu.
  • Momento da Verdade. Estou à espera disso. Ando descontraído no início de uma iteração e trabalho mais e mais para o final. Mantenho o equilíbrio entre trabalho e vida privada, mantendo a minha agenda pessoal livre antes e depois de uma entrada em produção. Trabalhando até tarde com outros membros da equipa é muitas vezes tão divertido como passar uma noite calma em casa com a minha esposa (não se preocupem; ela não lê o meu blog).
  • Demasiadas coisas para testar! Muito pouco tempo! Isto por vezes ainda me stressa. Mas quando penso racionalmente, coloca a questão aos meus chefes: "tenho apenas dois dias; preferem que eu teste as novas funcionalidades ou que me concentrar em testes de regressão?". Isto habitua-os a respeitar o meu planeamento e a entender que este tem limitações. Também mostra que respeito o seu sentido de negócio e valorizo as suas opiniões.
  • O produto foi lançado mas a qualidade é uma porcaria. Ok, você pode sentir-se um pouco culpado... juntamente com os programadores e os analistas. Mas lembre-se, você não fez o código, nem o projectou. A qualidade só pode ser incluída pelos programadores (por exemplo, se não há código, não há qualidade). Se agora é uma porcaria, imagine-se o que seria antes daqueles 471 erros que você detectou!
E você? Que coisas faz para tornar os testes menos stressantes e manter sua sanidade?

-------------------------------------------------------
Texto original em inglês: You’re a Tester, Relax (Test This Blog - Eric Jacobson's Software Testing Blog)


Sem comentários:

Enviar um comentário