quarta-feira, 9 de abril de 2014

As Pessoas mais Influentes nos Testes Software


Por Gregory Mooney.

Ao longo da minha carreira em testes de software houve muitos obstáculos que tive de superar para chegar onde estou hoje. Antigamente esforçava-me para testar de forma eficaz; e através de tentativa e erro fui capaz de me tornar mais eficiente.

No meu primeiro trabalho de tester, foi um desafio conseguir o respeito dos programadores que tinham um perfil mais técnico do que eu. Eu era muito jovem e inexperiente, mas com persistência e com o apoio dos meus superiores, consegui lentamente ganhar o respeito deles e tornar-me mais técnico.

Nos últimos anos, comecei lentamente a ganhar a minha independência como tester e isso deveu-se principalmente à ajuda prestada por outros testers influentes. Tendo trabalhado principalmente em espaços fechados, nunca tinha investigado a forma como outros testers se assumem no mercado; expunha-me pouco perante a comunidade dos testers e os líderes de pensamento no mundo dos testes.

Com a sua orientação, participando em conferências de testes, lendo os seus livros e artigos, tornei-me mais confiante nas minhas competências e descobri novas maneiras de olhar para o software. Estes líderes da indústria de testes ajudaram-me a ver os testes de software sob uma nova luz e a considerar a sua prática extremamente gratificante.

Assim, elaborei uma lista das pessoas mais influentes na minha formação na minha formação como tester ao longo dos últimos anos. Também recebi opiniões de outras pessoas sobre quem os influenciou nas suas carreiras. Não se tratou de uma eleição, ou uma sondagem de popularidade. Acredito que é importante entender quem - e o quê - influencia as nossas carreiras, como uma reflexão para nos tornarmos pessoas mais fortes no futuro.

Acima de tudo espero que esta lista chegue às mãos daqueles que são novos no mundo dos testes de software, para que possam aprender com essas pessoas tal como eu aprendi ao longo dos últimos anos. Tenho a certeza que teria evoluído mais rapidamente se tivesse os seus recursos disponíveis para mim.

Aristóteles

Tinha que o colocar aqui em primeiro, porque algumas das informações mais importantes sobre como encarar os testes de software deriva dos grandes filósofos da história humana. Os testes de software não são apenas uma maneira de pensar; são uma arte e uma ciência.

Aristóteles é o vencedor, não apenas por ter sido, provavelmente, o maior filósofo de todos os tempos, mas também porque deixou a sua marca em todos os aspectos da ciência. A sua maneira de pensar há mais de dois mil anos atrás, moldou a forma como hoje pensamos as ciências e as artes, incluindo os testes de software.

James Bach

James deve ser a pessoa mais franca na comunidade de testes de software. Os seus pontos de vista e código de ética podem ser difíceis de digerir para algumas pessoas, mas a sua paixão é incomparável. Ele fala com o coração e defende aquilo em que acredita.

Os seus pontos de vista baseiam-se num código de ética em testes de software e são entendidos no contexto de cada cenário que os testers enfrentam. A comunidade de testes está dividida e defensores como ele podem ser a chave para unir os testers numa única comunidade.

Não importa se se concorda ou não com os seus pontos de vista. Ele sabe que através da conversa e debate, podemos aprender mais uns com os outros do que se ficarmos sentados e nos recusarmos envolver-nos. Isto é o que ele me ensinou; e é por isso que eu tenho muito respeito pelas suas opiniões, artigos e livros.

Algum material de James Bach que eu recomendo a todos os testers demora tempo a ler:

- Lessons Learned in Software Testing (Cem Kaner, James Bach, Bret Pettichord)

Cem Kaner

Não se encontra outra pessoa com mais conhecimento no mundo dos testes do que Cem Kaner. Para lá dos testes, Kaner é doutorado em psicologia, é formado em direito e psicologia e tem sido um programador e gestor de testes. Ele é um dos fundadores Association of Software Testing. Para ser honesto, deve ser difícil descobrir algo que ele ainda não tenha feito.

Grande parte dos testes, como podem imaginar, são um exercício mental; assim podemos ver onde a licenciaturas de psicologia e filosofia são oportunas, mas, como é óbvio, eu não posso falar pelo Sr. Kaner. Tenho todo o seu material que li em alta consideração. Tenho dois dos seus livros na minha lista de coisas que quero ler... Os seus interesses variam desde as métricas até às leis da qualidade de software.


Lisa Crispin

Desde que comecei a entender as práticas Agile e a forma como o trabalho em sequências de iterações diminui a quantidade de tempo de testes, fiquei fascinado pelos testes Agile.

Trabalhei numa espécie de híbrido Waterfall/Agile, quando era tester, de modo que o Agile ainda é relativamente novo para mim. No meu anterior cargo de tester, tinha iterações bastante longas devido à falta de recursos de desenvolvimento - éramos um pequeno grupo interligado a trabalhar remotamente uns dos outros. Assim, quando comecei a aprender sobre testes em ambientes Agile, fui rapidamente a alguns dos trabalhos de Lisa (e, posteriormente, de Janet Gregory) sobre o assunto.

Lisa Crispin é formadora e profissional de testes Agile. Publicou um par de livros sobre testes e o seu website é um óptimo recurso para aprender algo novo a partir das suas próprias experiências enquanto líder Agile.


Griffin Jones

Nunca trabalhei numa indústria regulamentada e depois de ouvir algumas histórias de horror, a ideia dá-me calafrios. Já ouvi aquelas histórias de testers e programadores serem processados ​​em milhões de dólares por causa de um defeito de software ter afectado o mercado de acções ou até mesmo ser causa de morte (por exemplo, um defeito num aparelho médico). Imagine que a sua aplicação bancária tinha um defeito onde as suas informações podiam ser roubadas e usadas contra si; você estaria à espera de uma indemnização do banco.

Testar em indústrias regulamentadas não é brincadeira, e Griffin Jones sabe disso melhor do que a maioria. Se você tiver dúvidas sobre a conformidade regulamentar, sejam o cumprimento das normas da FDA ou sobre a forma como se proteger a si e à sua empresa em encontrar e construir uma boa prova para se proteger em matérias de responsabilidade, ele é a pessoa a quem perguntar.


A lista continua

Para ser honesto, poderia mencionar algumas outras pessoas que influenciaram a forma como abordo os testes de software, mas não encaixariam aqui. Para aqueles que são novos nos testes de software, estes especialistas são um bom ponto de partida. Para os profissionais mais experientes nos testes, há sempre algo mais a aprender, por isso, continuem a procurar, e com sorte poderão continuar a aprender algo de novo com um especialista diferente em cada dia.

Estejam à vontade para dizer quem foi mais influente nas vossas carreiras de testers.

---------------------------------------------


Sem comentários:

Enviar um comentário