sexta-feira, 16 de maio de 2014

Cinco sinais de um Tester pouco profissional

Recentemente, tem havido muitos debates sobre o nível de profissionalismo dos testers.

Algumas pessoas argumentam que não existem testers profissionais porque a própria profissão não é formalmente especificada ou ensinada nas universidades; outros pensam que não há profissionais nesta indústria, pois esta ainda é relativamente nova. Mas por outro lado, todos consideramos natural procurar indicadores de profissionalismo na atitude das pessoas nas suas actividades e trabalho nos esforços que fazem para evoluir e aperfeiçoarem-se.

Aqui ficam alguns sinais de pouco profissionalismo nos testers:

1. Você acha que não precisa de ler o código. Porque lidamos com desenvolvimento de software, devemos saber algo sobre a sua engenharia. Podemos não ser saber escrever o código; no entanto, se não o lermos, vamos perder uma grande quantidade de informações que contribuem para o processo de testes. O código permite analisar o produto, perceber como é que as novas correcções podem afectá-lo e gerar novos bugs.

2. Você acha correcto iniciar os testes só após a conclusão da fase de desenvolvimento. A verdade é que conseguimos testar de forma eficiente, quando somos envolvidos o mais cedo possível no projecto, tal como os outros membros da equipa. Embora os testes sejam vistos como a última etapa do projecto, é fundamental participar e acompanhar o levantamento de requisitos, a análise e a fase de planeamento para entender melhor os objectivos dos testes.

3. Você normalmente não interage com o cliente. Uma vez que o seu trabalho é garantir que o produto está de acordo com todas as necessidades do utilizador, é fundamental que um tester faça validações regulares junto do cliente e tenha uma boa compreensão das expectativas dos utilizadores em relação ao produto. Só assim se conseguem fazer testes eficazes e abrangentes.

4. Você considera desnecessária a gestão de risco. Todos os testers sabem que existem algumas componentes do software que são mais propensas a bugs e que estas componentes costumam atrasar o trabalho da equipa. Por esse motivo, faz parte das funções de um tester conhecer estas situações e informar os outros. E porque nunca conseguimos testar tudo, temos que fazer a gestão de risco, atribuindo prioridades ao nosso trabalho e decidir a ordem dos testes a executar.

5. Você não tenta aumentar o seu valor como tester. Engana-se quem pensa que fazer testes não requer conhecimentos e competências especiais que permitem desenvolver a especialização em testes. Em vez de ver os testes como um trabalho pouco sério, devemos começar a construir uma estratégia profissional como testers. Devemos identificar as qualidades mais importantes que a nossa empresa exige a cada um de nós e delinear formas para as desenvolver.

O futuro dos testes de software precisa de todos nós; se deixar de ser exigente com a sua especialização profissional, então deixarão de existir testers profissionais.

---------------------------------------------------------
Texto original em inglês: Beware! 5 Signs of Being Unprofessional Tester


Sem comentários:

Enviar um comentário