segunda-feira, 30 de junho de 2014

Um bug de software que viajou até Marte


Um bug potencialmente perigoso foi encontrado numa componente de software com 20 anos de idade e considerada tão eficaz que tem sido usado em smartphones, automóveis, aviões e no veículo que viajou até ao planeta Marte, a Mars Rover Curiosity.

Em 1994, Markus Oberhumer criou um algoritmo de compressão de dados (Lempel-Ziv-Oberhumer, LZO) que se mostrou tão rápido a descomprimir informações que passou a ser usado em todo o mundo. Para isto contribuiu o facto de Oberhumer ter publicado o software com licença Open Source.

Na semana passada, Oberhumer lançou a versão 2.07 da LZO, e avisou que as versões anteriores eram passíveis de buffer overrun. Isto significa que é possível criar um conjunto de dados comprimidos que executaria um pedaço de código malicioso quando o software tentasse descompactá-lo.

A falha só se manifesta em circunstâncias muito específicas, levando Oberhumer a sugerir que as "implicações práticas são limitadas". Mas a natureza do código e a popularidade do software levam a crer que a correcção do problema em todo o mundo será um enorme esforço.

-------------------------------------------------------
Notícia completa em inglês: Software bug found on Mars Curiosity rover


Sem comentários:

Enviar um comentário