quarta-feira, 8 de maio de 2013

Cinco Dicas para apanhar bugs!

Cada tester tenta detectar o maior número possível de erros. Dessa forma contribui para proteger a empresa/instituição de prejuízos financeiros adicionais e riscos. Seguidamente descrevem-se cinco dicas que podem ajudar um tester nas suas tarefas.

1. Por vezes é útil para quebrar as regras!

Executar apenas casos de teste pré-definidos pode levar um tester a não detectar erros, deixando-o mais longe de fornecer um produto que seja 100% livre de bugs. Se um tester segue apenas os casos de teste pré-definidos, corre o risco de fechar os olhos para outros erros. O primeiro segredo é verificar a funcionalidade que estamos a testar. Será uma maneira eficaz de descobrir mais bugs porque nem todos os aspectos da funcionalidade estão geralmente cobertos por casos de teste.

2. Examinar os padrões!

A maioria dos testers já percebeu que os bugs podem ser muitas vezes surgir em grupos; são os chamados bugs gregários. Ao testar uma nova – mas semelhante - funcionalidade, devemos analisar as ideias e as decisões anteriores sobre testes anteriores. É também um bom conselho para anotar as suas ideias que já lhe ajudaram na detecção e correcção dos erros.

3. Cercar o Bug!

Não tenha pressa para registar o bug encontrado num qualquer relatório. Isso pode ser apenas o princípio! Um erro pode indicar que o software tem uma “ponta solta”. Enquanto o sistema estiver instável, a sua tarefa testá-lo até ao limite. Alimentando-o com um grande número de dados disparatados, despejando dados em catadupa nos seus inputs, e reduzindo os recursos do sistema, poderá rapidamente permitir detectar antecipadamente a presença de outros bugs.

4. Preste atenção ao seu pressentimento sobre erros!

Antes de se manifestarem os bugs podem anunciar a sua presença! São como insectos cujo som de fundo indica a sua proximidade crescente. Por esse motivo, devemos ter os sentidos alerta para podermos apanhá-los a qualquer momento. Dessa forma, um tester deve ler as mensagens de aviso, logs de erros, etc, que não são exibidos num ecrã por qualquer motivo, mas podem indiciar a presença de bugs.

5. Duas cabeças pensam melhor do que uma!

Apesar de um tester poder ter muitas ideias, no entanto, pode haver situações em que não conseguimos detectar o bug. Este é o momento em que devemos pedir ajuda aos nossos colegas. Testar juntos ao mesmo tempo permite gerar novas ideias sobre os testes. Outra vantagem do teste em grupo é que você trabalha mais intensamente com o sentimento de "estar a ser observado". Mas a colaboração que dura por muito tempo pode levar a visão de túnel.

Existem, portanto, alguns segredos nos ajudam enquanto caçamos bugs. Experimentem-nos e depois, vejam se conseguem detectar ainda mais bugs do que anteriormente.

--------------
Traduzido e adaptado de : 5 Tips On How To Hunt For Bugs Successfully

Sem comentários:

Enviar um comentário